Risco Fitness:Fernanda S.Teles

Oi, amores, bom dia!!!

Bom, estou aqui para apresentar pra vocês, conforme prometido, uma nova categoria fixa que aborda tudo sobre Fitness e que a partir de agora  fará parte do blog:  a “Risco Fitness”. Eu acho que esse, além de ser um assunto super importante pois trata do nosso corpo (e mente), é um tema que tem ganhado cada vez mais importância em nossas vidas (ainda bem, né?). Mas é claro que não ia trazer qualquer pessoa pra falar sobre um assunto tão significativo – a nossa nova colunista, Fernanda S. Teles, é uma fera no que diz respeito ao assunto. E é ela quem vai comandar a categoria “Risco Fitness”, com posts repletos de informação, dicas e novidades Fitness. Ahh, nada melhor do que deixar ela mesma se apresentar e já ir se sentindo em casa, né? Bem-vinda ao Risco Chic, Fê!!!!

Por Fernanda S. Teles 

Fe c Risco oficiaç

Oi gente, tudo bem com vocês? Bem, como a Luiza já havia comentado, a partir desse mês (junho) estarei com vocês dando vááárias dicas fitness, principalmente na área de treinamento. Mas antes, gostaria de me apresentar, né?

Me chamo Fernanda S. Teles e sou formada em Educação Física pela Universidade de Brasília. Atualmente trabalho com o serviço de Personal Trainer e faço parte da equipe de avaliadores da LanFise (Laboratório de Análise Física e Estética). Além disso, sou mestranda da UnB com linha de pesquisa em processamento de sinais biológicos e controle motor. Levo uma vida saudável regrada a dieta e exercício físico constante!

Como tema da primeira postagem optei por “começar do começo“. Como assim? A primeira coisa que nos sugerem quando vamos começar um programa de exercícios, principalmente em academias, é fazer uma avaliação física, não é mesmo? Isso tem uma justificativa…

A avaliação física é um instrumento fundamental não só para avaliar a aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo como também para verificar sua evolução e os resultados obtidos. Ou seja, ela é responsável por NORTEAR o profissional atuante em como planejar seu treinamento assim como acompanhar seus ganhos e déficits.

Normalmente, os objetivos e resultados esperados pela prática de exercícios físicos variam de acordo com a faixa etária, sexo, nível de atividade, dentre outros fatores. E as medidas escolhidas para avaliar determinados tipos de população são essenciais para o sucesso. Por exemplo, a avaliação física deve ter uma abordagem e escolha de testes para o grupo na qual se destina. Se eu tenho um grupo de atletas, os protocolos de testes e classificações devem ser destinados a esse grupo e específicos a modalidade. Se estou avaliando idosos, é prudente incluir avaliação de testes funcionais já que os mesmos estão relacionados com movimentos do dia-a-dia dessa faixa etária. Certo?

No entanto existem alguma medidas que são ESSENCIAIS para todos: diâmetros, perímetros e dobras cutâneas. A mensuração desses três parâmetros são responsáveis por nos fornecer dados sobre composição corporal (as famosas porcentagens de gordura e massa muscular) através de protocolos preditos por equações matemáticas.

Além disso, mais importante que medir a composição corporal é fazer o ACOMPANHAMENTO dela. De três a seis meses é ideal para realizar a reavaliação e definir novas metas para o treinamento. Isso garante o alcance dos objetivos de forma mais rápida e eficiente além de ser um fator motivador para o aluno.

Bom, para maiores dúvidas sobre o assunto recomendo o site da LanFise:

http://www.lanfise.com.br/

E como bibliografia complementar:

Manual Prático Para Avaliação Em Educação Física

–      Dartagnan Pinto Guedes

–      Joana Elisabete Ribeiro Pinto Guedes

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10 pensamentos sobre “Risco Fitness:Fernanda S.Teles

  1. Adorei o post, Fê! Não conhecia o blog ainda, mas agora vou começar a freqüentar.. Aliás, tá de parabéns não só pelo blog, mas também pelo mestrado (não sabia ainda!). Sucesso!! Beijao

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