Risco Fitness: Emagrecimento

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Emagrecimento: um assunto muito polêmico!

Bom dia, leitores! Hoje trago um post sobre um assunto no qual acomete quase todos no planeta: emagrecimento. É impossível negar que em algum momento da vida, principalmente nós, mulheres, não reclamamos sobre alguma gordurinha localizada, ou a massa corporal que enxergamos na balança multiplicada por três e elevada ao quadrado…

Tem dias que bate um desespero não é mesmo? Mas fiquem tranquilos! Aqui vão algumas comprovações sobre o que há de mais recente sobre o árduo processo de emagrecimento.

Então vamos lá: como eu posso garantir que a minha perda de gordura seja efetiva? Bem, precisamos entender um pouco de METABOLISMO para responder essa questão. Atualmente associamos exercício aeróbico com perda de gordura. Até aí, tudo certo. Porém, existem estratégias dessa modalidade que podem ser mais eficientes no processo de emagrecimento.

Sabe-se que intensidade é inversamente proporcional ao volume, ou seja, se eu faço um treino aeróbico de longa duração (alto volume), este não terá uma intensidade elevada. Afinal é humanamente impossível (vamos retirar os atletas olímpicos dessa classificação ok? Estamos falando de humanos Rsrsrs) ter fôlego para correr 1h30 a 20km/h. Partindo desse pressuposto, pesquisadores buscam há muitos anos descobrir qual é a intensidade e o tempo ideal para a execução de aeróbios e deste modo determinar qual a melhor faixa de esforço para seu uso.

Outro fator que se sabe é que, durante o exercício, utilizar gordura como “combustível“ PRINCIPAL é praticamente inviável. Além de exigir oxigênio para sua queima, o metabolismo da gordura é mais complexo e demorado, mesmo gerando, no final das reações químicas, um total de energia maior que os outros macronutrientes, como carboidratos e proteínas.

Afinal, três coisas são certas:

1. Não quero utilizar, prioritariamente, a gordura durante minha atividade;

2. Não quero gastar mais de 2h fazendo exercício aeróbio de baixa intensidade (afinal tenho mais o que fazer durante o meu dia) e;

3. Quero emagrecer, perder minhas gorduras localizadas!

SOCORRO!!

A ciência traz a solução!!! Estudos têm mostrado que treinamentos intervalados são extremamente eficientes na perda de gordura corporal, pois são de elevadíssima intensidade, curta duração e seu corpo é levado ao extremo. Isso provoca adaptações no sistema oxidativo, responsável pela “queima“ da gordura corporal, mesmo que o gasto calórico total da atividade seja menor que treinos contínuos.

Além disso, quando se faz um treino intervalado, o consumo de oxigênio é proporcional à intensidade do exercício, ou seja, se a intensidade for alta, a “dívida de oxigênio“ será grande. Assim, durante o repouso, para pagar essa dívida, o corpo consome quantidades elevadas de oxigênio aumentando o metabolismo lipídico. Esse fenômeno é conhecido como EPOC, que refere-se ao consumo excessivo de oxigênio pós-exercício.

Entendido? Ótima opção não é mesmo? Sempre procurem estratégias de treinamento as quais se adequem a sua disponibilidade e objetivos. O importante é nunca ficar parado! Conversem com seu treinador e procurem o melhor planejamento para você.

Semana que vem tem mais! Beijos e até lá!

Sugestão de Bibliografia:

Emagrecimento – Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas

Editora SPRINT

Autor: Paulo Gentil

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4 pensamentos sobre “Risco Fitness: Emagrecimento

  1. Luluuu, ótimo post! Tudo que tenho lido ultimamente aponta na mesma direção. Já mudei meu treino na academia e incluí o Tabata e o Hitt!! Posso fazer um pedido? Um post sobre alimentação pré-treino (pq as frutas não são indicadas??) Beijooo amiga linda!!

    • Lu, minha lindinha, que saudades de você, amei que participou aqui! Sim, como a Fê já respondeu aqui embaixo.. Estará aqui em breve o pedido, e também quero saber a mesma coisa, haha, praticamente cortei frutas. E simbora malhar que o verão está aí amiga!! Ps: muito feliz que você incluiu o Tabata, que divulguei aqui – , depois me diz se funcionou! Linda!! :**

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